top of page
D o que tem a mais foto.jpg

D' O QUE TEM A MAIS

A empatia, a entreajuda e os gestos de solidariedade são fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa e solidária. Para além disso, é importante que nos consciencializemos da importância da redução do desperdício alimentar, uma vez que cada vez mais pessoas passam por dificuldades reais. O desperdício alimentar não só afeta as pessoas mais vulneráveis, mas também tem um impacto ambiental significativo. É importante que cada um de nós faça a nossa parte, seja planeando melhor as compras, cozinhando apenas o que precisamos ou doando o excesso de alimentos. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e sustentável.

DE MÃOS DADAS

O projeto "Escola, Família e Comunidade De Mãos Dadas” foi criado e desenvolvido a pensar nas vantagens da existência de um serviço que proporcionasse momentos de informação e partilha sobre a parentalidade, logo está destinada a encarregados de educação, pais, familiares, comunidade em geral, bem como, ao pessoal docente e não docente da Instituição.

​

O objetivo principal é informar e esclarecer, o público-alvo sobre temas relacionados com o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social da criança e da sua família, bem como, sobre situações e comportamentos decorrentes da educação das mesmas.

90501752_2613362228986103_27974516832427
Geraçoes em açao.jpg

GERAÇÕES EM AÇÃO

Nos períodos não letivos, o projeto de voluntariado “Gerações em Ação”, conta com a participação das crianças do Centro de estudos (CASPEC) e do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) no desenvolvimento de atividades lúdico-recreativas, formativas, sociais, desportivas, espirituais e culturais junto das pessoas de idade maior, sob a orientação de uma educadora social. Os participantes ajudam da seguinte forma:

  • “Gerações em Ação” a criar – partilham ideias, temas assuntos de interesse e vivências para criar atividades;

  • “Gerações em Ação” a preparar – constroem, a partir de materiais reutilizáveis, jogos que poderão ser utilizados nas atividades;

  • “Gerações em Ação” a fazer – visitam os domicílios das pessoas de idade maior e desafiam-nas a ir mais além: conversar, jogar, ajudar, partilhar, comemorar…

SENTA-TE COMIGO

Face à problemática do isolamento social na idade maior, a educação intergeracional surge como um modelo de intervenção privilegiado na nossa Instituição, pois permite recriar responsabilidades e propiciar elos de solidariedade opcionais às práticas comuns de convivência geracional. São indicados alguns benefícios da educação intergeracional, como a mudança de atitudes, a interajuda e a proximidade entre gerações. Esta auxilia na formação de veículos de socialização e avança com relações positivas entre os mais e os menos jovens. Ao criarmos, na nossa instituição, um espaço de convivência entre gerações, favorecemos a educação intergeracional que, como conseguimos constatar, traz benefícios para todos os participantes, mas também para a comunidade e sociedade onde estes estão inseridos.

Assim, foi criado um núcleo de experimentação e aprendizagem (NEA) denominado “Senta-te Comigo”, onde as crianças e pessoas de idade maior se juntam, num espaço confortável da nossa casa, para realizarem as mais diversas atividades. Momentos de partilha que têm um impacto enorme na sua saúde e no seu bem-estar.

Senta te comigo.jpg
bottom of page